selo Universidade Saudável

Universidade Saudável - Compromisso de Todos

O termo Universidade Saudável refere-se a um programa abrangente de saúde, de caráter permanente, cujo objetivo principal pauta-se em incluir a UFG em um conceito de Universidade Saudável.

Com a integração das ações, pesquisas e projetos de saúde e/ou promotores de saúde das Unidades Acadêmicas e Órgãos da Universidade que visem a saúde da comunidade universitária como um todo, em seu mais amplo aspecto, almeja-se alcançar índices excelentes de qualidade de vida para o os todos indivíduos, dos diferentes segmentos, pertencentes à comunidade UFG.

O primeiro esforço no sentido de implantação da Universidade Saudável na UFG, foram as apresentações e oficinas realizadas durante o I ENCONTRO UNIVERSIDADE SAUDÁVEL NA UFG, em Goiânia nos dias 7 e 8 de dezembro de 2006. A participação efetiva da Profa. Simone Tetu Moyses (PUC/PR) na elaboração do termo de referência e como principal conferencista do I ENCONTRO, foi de fundamental importância na elucidação, conscientização e delineamento do projeto Universidade Saudável na UFG - Profa. Simone apresentação. Parte do conteúdo do termo de referência, apresentado no I ENCONTRO, encontra-se disposto no texto abaixo:

“O desenvolvimento de programas de promoção de saúde dentro do espaço das Universidades tem sido reconhecido como uma alternativa intersetorial viável, que resulta na melhoria da qualidade de vida de uma importante parcela da população das cidades. Experiências internacionais têm demonstrado que as Universidades, como espaços sociais, oportunizam ações de promoção de saúde de amplo espectro, dando suporte ao aprendizado e pesquisa, por meio de um trabalho conjunto voltado para a resolução de problemas que desafiam o bem-estar de quem vive, trabalha, visita ou busca atendimento junto à Universidade. Especificamente, ações promocionais voltadas para a comunidade universitária favorecem uma formação integral, estimulando a prática profissional responsável, engajada com a realidade social”.

Fonte : PROCOM/UFG

Categorias : UFG Procom Universidade Saudável

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Video de Apresentação Universidade Saudável 5563 Kb 06822008954a4c7df30c679c69a23a55